sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cálculo de Trajetória - VLNS

Bom dia a todos. Recentemente estivemos simulando o vôo do VLNS-1A de forma a otimizar sua trajetória para que o mesmo seja muito bem otimizado. Assim, utilizando basicamente algumas considerações, como diâmetro do foguete, arrasto aerodinâmico, além de massa de propelente e massa morta, foi possível chegar às seguintes acelerações.

Como podemos ver na imagem acima, os eventos de quebra da barreira do som e ejeção da coifa poderão ser facilmente notados por um sensor de aceleração. A partir dos mesmos, será possível a determinação de proximos eventos com melhor precisão.
O gap entre o segundo e terceiro pico corresponde ao voo balístico cuja unica função é casar a atitude com a direção de velocidade no instante de acionamento do terceiro estágio. Assim, integrando a curva acima, podemos chegar ao valor da velocidade do foguete em função do tempo também como sendo.


A partir deste gráfico, podemos concluir que este veículo possuí a capacidade de satelizar os 10kg em uma órbita circular de aproximadamente 900km acima da superfície da Terra ainda com "sobra" de propelente (seu limite superior é de 12kg) devido a velocidade final (módulo) ser equivalente a 8km/s.
Assim que possível, colocaremos mais informações a respeito deste ambicioso projeto. Apenas esperamos que o mesmo possa sair do papel e alçar vôo com a bandeira brasileira em sua estrutura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário