Depois de muito tempo, volto a publicar algo no blog. Durante todo esse tempo, a idéia do veiculo lançador de Nano-Satelites cresceu. Foi até pensado em próximas versões. Também seu sistema de controle de atitude começou a ser desenvolvido. Não é uma tarefa fácil, mas seus resultados são muito compensadores.
Para futuros testes, o motor do ultimo estagio do VLNS, correspondendo a cerca de 500N de empuxo no vácuo, ganhará uma versão para testes ao nível do mar e futuramente será lançado com o objetivo de por em pratica o sistema de controle, qualificando não somente o propulsor, mas também o sistema de guiamento embarcado.
Como o principal componente a ser desenvolvido para dar continuidade às pesquisas é a bancada de teste, a mesma encontra-se em fase de desenvolvimento. Já foram adquiridas duas válvulas de controle de pressão e atualmente estão sendo feito os tanques de combustível e de oxidante para a bancada. Apenas aproveitando a deixa, provavelmente será incluído nesta primeira leva de componentes, os tanques para vôo do foguete acima descrito.
A principal diferença entre o propulsor L500v e o L300 será na razão de expansão. Com uma expansão maior, seu impulso específico também será algo consideravelmente elevado, permitindo um grande incremento de velocidade para o ultimo estagio do veiculo satelizador. O projeto inicial prevê uma razão de expansão de área de 150 para o modelo L500V, sendo que o modelo para atmosfera baixa (L300) apresentara uma razão entre área de 6.
Este último valor para o modelo L300 apresentará uma pressão de saída ligeiramente menor que a atmosférica. Entretanto como o fim de queima será em uma região com cerca de 0,25bar, o motor em questão estará sub-expandido, permitindo assim aproveitar ao máximo do desempenho do mesmo.
Em Breve colocarei algumas fotos e desenhos do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário