terça-feira, 4 de maio de 2010



Um dos novos projetos desenvolvido pelo Grupo Proxima Centauri é o Motor Foguete a Propelente Líquido L-210.
Este motor está servindo de escola para a parte prática da propulsão líquida e consiste em um projeto dividido em diversas fases que permitirá o grupo conhecer experimentalmente as dificuldades e principalmente as inovações propiciadas por este tipo de experimentação.
Após muitas horas de trabalho (mais especificamente 63h), foi possível concluir uma simulação em CFD do funcionamento do motor em regime nominal correspondente a primeira fase do projeto.
O projeto inicia-se com um motor movido a propelente líquido (na realidade, o oxidante se apresentará na câmara no estado gasoso) unicamente para bancada. Utilizando Etanol Anidro e Oxigênio gasoso como combustível e oxidante, espera-se obter um empuxo de 210N (aproximadamente 21kgf) em regime estático ao nível do mar. Com os dados obtidos nesta fase, poderemos também qualificar a bancada de testes e dispositivos de medição da mesma que está sendo desenvolvido em paralelo.
Abaixo podemos ver o resultado desta primeira simulação do MFPL L-210


Como é possível notar nesta simulação, nas condições de operação do motor, somados a geometria da câmara de combustão e tubeira, ocorrerá a blockagem dos gases na região crítica devido os gases atingirem velocidade sônica e por consequencia a expanção dos mesmos na seção divergente da tubeira.
Bem, já vimos que este motor funcionará em teoria (simulação). Agora nos resta saber o quão distante da teoria se encontrará a prática.


Robson Hahn
Grupo Proxima Centauri
São José dos Campos - S.P.
www.proximacentauri.com.br